Seu site não está vendendo como o esperado? Então seu hotel pode ter um problema conhecido, e bem simples: as pessoas não estão chegando até você! Como você deve saber, a taxa de conversão típica em e-commerce gira em torno dos 3%, isso quer dizer que de 100 pessoas, 3 compram e 97 vão embora, sabendo disso, é fácil de entender porque a falta de tráfego no site é um dos principais problemas da falta de performance do canal direto do hotel.
“De cada 100 pessoas que visualizam seu site, em média somente 3 completam uma reserva”
Aqui estão as dicas para abrir as portas do tráfego direto para o site do seu hotel.
SEO é a abreviação de Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), que se traduz em o quanto você é relevante nas buscas do Google e outros buscadores (sim, o Bing e Yahoo ainda existem!). Como você não quer ter que pagar por todo e qualquer acesso no seu site, é bom que sua otimização de SEO esteja em dia, porque, ao longo do tempo e à medida que sua marca se consolida, um bom ranking em SEO é extremamente vantajoso e pode ajudar você a economizar com anúncios.
Já se sabe que 85% das viagens são planejadas online (mesmo as que são compradas off-line em agências). Imagine você poder ser o melhor recurso sobre seu destino que seu hóspede poderia encontrar; fantástico não? Um blog também ajuda você ter conteúdo suficiente para ser mais relevante em SEO, além de poder influenciar seu hóspede muito cedo no processo de decisão de compra.
Os Metasearches funcionam da seguinte forma: eles buscam seu e outros hotéis em vários canais de vendas e compara preços e condições para seu cliente. Muito útil para o usuário, e também para o hotel, porque esses canais geram tráfego expressivo para as OTAs, e para o seu site.
Normalmente as mídias sociais são os primeiros lugares que os hotéis buscam por tráfego, então, estas são as 4 regras de ouro se você quiser um bom desempenho:
Mande e-mail para seus clientes com atualizações, dicas, conteúdos e promoções, mas seja relevante no seu conteúdo. Antes de enviar um e-mail, sempre se pergunte se o que você está enviando está no melhor interesse do seu cliente, e não somente de você. Essa é a diferença básica entre ser persistente e chato/spammer.
Timing também é importante, enviar e-mail nos horários certos, e da oferta certa dentro da booking window (janela de compra), é importantíssimo.
Em suma: você precisa obter usuários e clientes de outras plataformas. Cadastre seu hotel nos seguintes sites (que têm uma grande base de usuários):
Bingplaces.comCada plataforma atinge um público diferente, e, uma das mais relevantes hoje é o youtube. Se seu hotel não tem um vídeo no Youtube mostrando qual a experiência de estar no seu destino e no seu hotel, deveria ter urgentemente. A combinação de imagens e áudio conseguem transmitir uma mensagem muito mais poderosa, em muito menos tempo, isso é excelente para o perfil distraído do cliente de hoje.
Conclusão: Os buscadores e mídias sociais são excelentes fontes de tráfego para seu hotel, e, se estes canais não forem o suficiente, você sempre pode buscar por novos canais menos saturados. Se você tiver um pouco de paciência, e passar pelo difícil início de fazer com quem seu site ganhe tração, você terá a longo prazo um fantástico canal de vendas.
PS: se tiver algum outro para adicionar à lista, ou tiver alguma dúvida/opinião, entre em contato conosco.
Estamos sempre por perto!
Vamos ajudar seu hotel a aumentar as vendas online