Seu site não está vendendo como o esperado? Então seu hotel pode ter um problema conhecido, e bem simples: as pessoas não estão chegando até você! Como você deve saber, a taxa de conversão típica em e-commerce gira em torno dos 3%, isso quer dizer que de 100 pessoas, 3 compram e 97 vão embora, sabendo disso, é fácil de entender porque a falta de tráfego no site é um dos principais problemas da falta de performance do canal direto do hotel.
“De cada 100 pessoas que visualizam seu site, em média somente 3 completam uma reserva”
Aqui estão as dicas para abrir as portas do tráfego direto para o site do seu hotel.
1 - SEO
SEO é a abreviação de Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), que se traduz em o quanto você é relevante nas buscas do Google e outros buscadores (sim, o Bing e Yahoo ainda existem!). Como você não quer ter que pagar por todo e qualquer acesso no seu site, é bom que sua otimização de SEO esteja em dia, porque, ao longo do tempo e à medida que sua marca se consolida, um bom ranking em SEO é extremamente vantajoso e pode ajudar você a economizar com anúncios.
2 - Tenha um Blog
Já se sabe que 85% das viagens são planejadas online (mesmo as que são compradas off-line em agências). Imagine você poder ser o melhor recurso sobre seu destino que seu hóspede poderia encontrar; fantástico não? Um blog também ajuda você ter conteúdo suficiente para ser mais relevante em SEO, além de poder influenciar seu hóspede muito cedo no processo de decisão de compra.
3 - Metasearches ou Metabuscadoreso
Os Metasearches funcionam da seguinte forma: eles buscam seu e outros hotéis em vários canais de vendas e compara preços e condições para seu cliente. Muito útil para o usuário, e também para o hotel, porque esses canais geram tráfego expressivo para as OTAs, e para o seu site.
4 - Mídias Sociais: Facebook, Instagram, Linked-in
Normalmente as mídias sociais são os primeiros lugares que os hotéis buscam por tráfego, então, estas são as 4 regras de ouro se você quiser um bom desempenho:
- Seja consistente, poste pelo menos uma ou duas vezes por semana.
- Engaje com seus usuários, responda-os sempre que possível.
- Sempre inclua imagens, e postagens curtas geram mais engajamento.
- Não poste somente sobre seu produto, ou você se tornará chato e irrelevante. Procure tópicos relevantes para seu cliente. Um ótimo site para encontrar os conteúdos mais compartilhados e também influenciadores é o buzzsumo.com.
5 - E-mail marketing
Mande e-mail para seus clientes com atualizações, dicas, conteúdos e promoções, mas seja relevante no seu conteúdo. Antes de enviar um e-mail, sempre se pergunte se o que você está enviando está no melhor interesse do seu cliente, e não somente de você. Essa é a diferença básica entre ser persistente e chato/spammer.
Timing também é importante, enviar e-mail nos horários certos, e da oferta certa dentro da booking window (janela de compra), é importantíssimo.
6 - Diretórios e referências na Web
Em suma: você precisa obter usuários e clientes de outras plataformas. Cadastre seu hotel nos seguintes sites (que têm uma grande base de usuários):
Bingplaces.comYouTube.com
Yelp.com
Maps.Google.com
Local.Yahoo.com
WordPress.com
BlogSpot.com
Tumblr.com
HubPages.com
Flickr.com
Wikipedia.org
7 - Youtube
Cada plataforma atinge um público diferente, e, uma das mais relevantes hoje é o youtube. Se seu hotel não tem um vídeo no Youtube mostrando qual a experiência de estar no seu destino e no seu hotel, deveria ter urgentemente. A combinação de imagens e áudio conseguem transmitir uma mensagem muito mais poderosa, em muito menos tempo, isso é excelente para o perfil distraído do cliente de hoje.
Conclusão: Os buscadores e mídias sociais são excelentes fontes de tráfego para seu hotel, e, se estes canais não forem o suficiente, você sempre pode buscar por novos canais menos saturados. Se você tiver um pouco de paciência, e passar pelo difícil início de fazer com quem seu site ganhe tração, você terá a longo prazo um fantástico canal de vendas.
PS: se tiver algum outro para adicionar à lista, ou tiver alguma dúvida/opinião, entre em contato conosco.
Estamos sempre por perto!